⠀
📚A Gota e o Mar
✍️Wagner Dias
🎨 Magela Miranda
⠀
A Gota e o Mar é um livro de Wagner Dias, talentoso autor que possui uma habilidade para brincar com as palavras, tecendo lindas e criativas histórias.
Por meio da Poesia Narrativa, a história é toda contada por meio de versos, estrofes e rimas.
Com o entrelaçamento da linguagem poética e narrativa, a obra contribui com o desenvolvimento da imaginação das crianças.
Cada poema apresenta uma ação da história. Eles estão interligados, apesar disso, Dias faz questão de criar um título para cada poema.
O jogo da criação literária se faz presente logo no título da obra A Gota e o Mar. Será que não pensamos no sentido literal da palavra? Eu mesma pensei. Porém, Gota é uma linda pomba branca e Mar é um mimoso porquinho. É uma maneira muito divertida de trabalhar com o léxico, criando sentidos.
Mar era bem miudinho e acabou se perdendo de seus irmãos ao mergulhar num lago. Ele ficou muito triste e sozinho.
Gota, por sua vez, vivia pelo céu sozinha e queria muito um amigo. Certo dia, um caçador disparou contra o céu e Gota acabou caindo. Sabe onde? Na barriga de Mar. Nesse momento surge uma linda amizade e tudo que era dor se transformou em COR.
Juntos, eles aproveitavam a vida e tinham um sonho: viajar!
Eles queriam conhecer novos lugares. Saíram do campo e foram para a cidade. Aqueles grandes prédios não tiveram muito a oferecer. As pessoas não cuidavam do ambiente. Gota teve o bico grudado por um chiclete e acabou não resistindo. Ela virou uma nuvem branquinha e leve.
Mar não resistiu à ausência e solidão e acabou virando um lindo céu azul. Assim, ficaram juntos para sempre! Li esse livro cheia de sorrisos e sentimentos. Wagner Dias faz uso de onomatopeia, as suas linhas são poemas em movimento. Busquei resumir a obra para que vocês pudessem sentir um pouco da emoção que essa ela nos passa.
Convido-os à leitura! Leia para seus filhos. Esse livro é uma grande contribuição para o desenvolvimento das crianças. Elas adoram histórias com animais e aprendem junto com eles. Essa fábula poética nos ensina tanto: o valor da amizade, o valor dos sonhos, a reflexão dos sonhos, o cuidado, a vida, a importância de preservar o ambiente, o amor... Esses ensinamentos ocorrem de maneira leve e prazerosa, como deve ser o contato da criança com o poema.
Durante a leitura somos contemplados com aquarelas do artista plástico Magela Miranda, o que nos proporciona mais sentidos ainda.
Wagner nos diz que escreveu com o coração. Eu não tenho dúvidas!
Saiba, Wagner Dias, que nós leitores, recebemos seus textos com o coração também. Obrigada por esse diálogo!
Que bela resenha, Shamara Paz! É exatamente assim. O livro é lindo! Minha neta de 09 anos disse que amou o livro pois fala de amor e amizade. Concordo. O livro leva as crianças a sonharem e inventar outras histórias. Wagner Dias escreve com o coração e é de uma sensibilidade incrível!Parabéns ao autor, ao ilustrador e a você, Shamara Paz pela resenha! Recomendo o livro para crianças e adultos. Lúcia Vasconcelos
ResponderExcluir