Pular para o conteúdo principal

📖Resenha Literária✍ 📚Krystallo: Uma Jornada além das fronteiras

📖Resenha Literária✍ 📚Krystallo: Uma Jornada além das fronteiras

✍️Autor: @raphaelfraemam
🔖Páginas: 309
⭐Nota: 5/5


“É difícil para qualquer um compreender que o mundo no qual ela vive e tudo o que passou a vida inteira aprendendo se tratava de uma ilusão”.

➡️Krystallo é mais que um livro de fantasia, é uma obra literária distópica que nos leva a refletir sobre a nossa própria realidade, enquanto cidadãos. Nos apresenta universos autoritários, desiguais e controlados. Os problemas são camuflados, para eles problemas não existem.  Mas será que há um lugar tão perfeito assim? Enquanto seres pensantes, devemos aceitar a realidade sem questionar?

💻A criação ficcional chamou a minha atenção desde o início da leitura, quando percebi que o autor intercalava a narração entre os acontecimentos dos protagonistas. Isso mesmo! Krystallo tem mais de um protagonista e a nossa imaginação vai ganhado espaço, a nossa memória vai sendo fortalecida e a nossa curiosidade só aumenta durante os capítulos alternados.

🗒️O foco narrativo é de 3ª pessoa e nos apresenta a trajetória de Gray e Tomé, personagens muito bem construídos pelo autor.

🗺️Econ e Opus, países do Continente Emperon, viviam em guerra há mais de 100 anos a fim de controlar os cristais amarelos, conhecidos como Krystallo e que possuía uma fonte inesgotável de energia.

👩Gray vive em Opus e é uma garota dedicada aos estudos e à família. É bastante centrada e tem um grande sonho de entrar na universidade. Para atingir tal objetivo, ela não mede esforços e renuncia muitos momentos prazerosos de uma adolescente.

“A sua vontade de entrar numa universidade era tão grande que, quase sempre, estudava até não aguentar mais e acabava dormindo debruçada sobre a mesa”.

Justo no seu aniversário, Gray é sequestrada e então, a sua vida passa por uma reviravolta incrível.

🧑Tomé, por sua vez, vive em Econ, mas não se enquadra com a realidade a qual é submetido. Era muito perspicaz e desconfiava que o governo mentia para a população. Certo dia, presenciou um atentado ao edifício Babel, e depois desse fato, foi retirado misteriosamente de seu país.


Outro ponto que chamou a minha atenção, foi a importância dos personagens secundários no entendimento da história. Assim, vocês irão conhecer Marian, uma jovem universitária que enfrentava tudo e todos em busca da verdade. Ela lutava em prol da defesa das minorias; Ricardo, irmão de Tomé, é um personagem decisivo em Krystallo, e nos deixa um grande ensinamento, nos leva a refletir, tirar a venda dos nossos olhos e enxergar a realidade. Ele nos ensina a fazer BARULHO; Maggi, nos mostra o valor de uma grande amizade.

Gray e Tomé começam a viver grandes aventuras nesses novos lugares. Eles descobrem muitas verdades e mentiras sobre os seus países. O que será que eles descobriram? Será que conseguiram voltar para casa? Por que essa guerra nunca teve um fim? Será que muita coisa mudou?


“Para que servem os olhos se não consigo enxergar?”

Krystallo é um convite à reflexão. Apresenta uma crítica social e nos permite, enquanto seres politizados e pensantes, participar da construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Que a leitura de Krystallo te ajude neste percurso!

Vem embarcar junto comigo, vem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Amizade não tem idade, e nesse livro vamos perceber bem.  Em Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, vamos conhecer esse garoto de 4 nomes, o Guilherme. Ele morava ao lado de um asilo de idosos e sempre  ia lá conversar com seus amigos. Ele era amigo de todos, aprendia muito com eles, mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro. Sabe por quê? Kkk Certo dia, ele soube que ela tinha perdido a memória. Guilherme não sabia o que era memória. Então, ele saiu perguntando às pessoas, eis as respostas: 📝 É algo quente; 📝 É algo antigo; 📝 É algo que o faz chorar; 📝 É algo que o faz rir; 📝 É algo que vale ouro. Agora ele já sabia. Não teve demora: pegou uma cesta e colocou umas conchas antigas, uma marionete bem engraçada, a medalha que tinha sido de seu avô, sua bola de futebol que valia ouro e um ovo bem quentinho.  Levou tudo para Dona Antônia. Algo surpreendente aconteceu! sabe o que foi? Ah, vem de...

Resenha Literária "O menino que aprendeu a ler".

❤️Resenha Literária ❤️ #ResenhadoPorShamara 📚Livro: O Menino que aprendeu a ler 🖨️ Editora: Scortecci ✍️ Escritora: Joana Carvalho 🎨 Ilustradora: Ana Caroline Mota ➡️2019 24 páginas Você lembra de quando iniciou no mundo da leitura? A resenha de hoje é sobre Marcos, i menino que aprendeu a ler. Escrito por Joana Carvalho, o livro é ideal para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é um recurso para inserir os alunos no mundo das letras. Também é recomendado para vocês, pais, como forma de incentivo para seus filhos. Marcos é um garotinho do 2° ano do Ensino Fundamental. Ele tinha um grande sonho: aprender a ler! O garoto via as palavras como monstros e decidiu enfrentá-los naquele ano. A professora de Marcos era ótima né sempre lia contos para os alunos no início das aulas. Um dia, ela levou uma caixa cheia de livros para a sala e disse que cada aluno iria levar um para ler em casa. Marcos escolheu o livro mais colorido e bonito. Foi para...

Resenha Literária do Livro "O Tupi que você fala"

📚 RESENHA LITERÁRIA📚 📘𝐎 𝐓𝐮𝐩𝐢 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐨𝐜ê 𝐟𝐚𝐥𝐚 📝 @claudiofragata 🎨@negroatelie 🖨️ @globolivros SP|2018|32 p| "Você já falava Tupi e não percebia, mesmo falando todo dia." Este é um dos livros que recebi pelo @itausocial. Considerei a escolha que fizeram para este ano, bastante necessária. Não tive demora e já levei para a minha sala de aula e explorei junto aos meus alunos do 4° ano do EF. A Cultura Indígena precisa ser vivenciada na sala de aula e tal vivência vai muito além de datas comemorativas. A escola é um dos principais espaços para refletirmos sobre a "interculturalidade", buscando uma valorização dos vários grupos existentes no Brasil. Sabemos que é um desafio quando nos referimos à Lei 11.645/08 que trata da inclusão do ensino da temática "História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica". Não recebemos formações iniciais e continuadas. Não quero ge...