Pular para o conteúdo principal

📖Resenha Literária✍ 📚Krystallo: Uma Jornada além das fronteiras

📖Resenha Literária✍ 📚Krystallo: Uma Jornada além das fronteiras

✍️Autor: @raphaelfraemam
🔖Páginas: 309
⭐Nota: 5/5


“É difícil para qualquer um compreender que o mundo no qual ela vive e tudo o que passou a vida inteira aprendendo se tratava de uma ilusão”.

➡️Krystallo é mais que um livro de fantasia, é uma obra literária distópica que nos leva a refletir sobre a nossa própria realidade, enquanto cidadãos. Nos apresenta universos autoritários, desiguais e controlados. Os problemas são camuflados, para eles problemas não existem.  Mas será que há um lugar tão perfeito assim? Enquanto seres pensantes, devemos aceitar a realidade sem questionar?

💻A criação ficcional chamou a minha atenção desde o início da leitura, quando percebi que o autor intercalava a narração entre os acontecimentos dos protagonistas. Isso mesmo! Krystallo tem mais de um protagonista e a nossa imaginação vai ganhado espaço, a nossa memória vai sendo fortalecida e a nossa curiosidade só aumenta durante os capítulos alternados.

🗒️O foco narrativo é de 3ª pessoa e nos apresenta a trajetória de Gray e Tomé, personagens muito bem construídos pelo autor.

🗺️Econ e Opus, países do Continente Emperon, viviam em guerra há mais de 100 anos a fim de controlar os cristais amarelos, conhecidos como Krystallo e que possuía uma fonte inesgotável de energia.

👩Gray vive em Opus e é uma garota dedicada aos estudos e à família. É bastante centrada e tem um grande sonho de entrar na universidade. Para atingir tal objetivo, ela não mede esforços e renuncia muitos momentos prazerosos de uma adolescente.

“A sua vontade de entrar numa universidade era tão grande que, quase sempre, estudava até não aguentar mais e acabava dormindo debruçada sobre a mesa”.

Justo no seu aniversário, Gray é sequestrada e então, a sua vida passa por uma reviravolta incrível.

🧑Tomé, por sua vez, vive em Econ, mas não se enquadra com a realidade a qual é submetido. Era muito perspicaz e desconfiava que o governo mentia para a população. Certo dia, presenciou um atentado ao edifício Babel, e depois desse fato, foi retirado misteriosamente de seu país.


Outro ponto que chamou a minha atenção, foi a importância dos personagens secundários no entendimento da história. Assim, vocês irão conhecer Marian, uma jovem universitária que enfrentava tudo e todos em busca da verdade. Ela lutava em prol da defesa das minorias; Ricardo, irmão de Tomé, é um personagem decisivo em Krystallo, e nos deixa um grande ensinamento, nos leva a refletir, tirar a venda dos nossos olhos e enxergar a realidade. Ele nos ensina a fazer BARULHO; Maggi, nos mostra o valor de uma grande amizade.

Gray e Tomé começam a viver grandes aventuras nesses novos lugares. Eles descobrem muitas verdades e mentiras sobre os seus países. O que será que eles descobriram? Será que conseguiram voltar para casa? Por que essa guerra nunca teve um fim? Será que muita coisa mudou?


“Para que servem os olhos se não consigo enxergar?”

Krystallo é um convite à reflexão. Apresenta uma crítica social e nos permite, enquanto seres politizados e pensantes, participar da construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Que a leitura de Krystallo te ajude neste percurso!

Vem embarcar junto comigo, vem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Amizade não tem idade, e nesse livro vamos perceber bem.  Em Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, vamos conhecer esse garoto de 4 nomes, o Guilherme. Ele morava ao lado de um asilo de idosos e sempre  ia lá conversar com seus amigos. Ele era amigo de todos, aprendia muito com eles, mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro. Sabe por quê? Kkk Certo dia, ele soube que ela tinha perdido a memória. Guilherme não sabia o que era memória. Então, ele saiu perguntando às pessoas, eis as respostas: 📝 É algo quente; 📝 É algo antigo; 📝 É algo que o faz chorar; 📝 É algo que o faz rir; 📝 É algo que vale ouro. Agora ele já sabia. Não teve demora: pegou uma cesta e colocou umas conchas antigas, uma marionete bem engraçada, a medalha que tinha sido de seu avô, sua bola de futebol que valia ouro e um ovo bem quentinho.  Levou tudo para Dona Antônia. Algo surpreendente aconteceu! sabe o que foi? Ah, vem descobrir comigo

Resenha Literária do livro A Família do Marcelo - Ruth Rocha

Acredito que quase todos aqui conhecem Marcelo, não é? Um dos personagens da Ruth Rocha. Um dos livros mais conhecidos é Marcelo, Marmelo, Martelo... Hoje vamos falar de um dos livros da série do Marcelo: A Família do Marcelo. Recebi esse livro no Clube do livro de minha Cidade. Ganhei da Professora Luciene Moura. Marcelo nos apresenta a família dele formada por seu pai João, sua mãe Laura e sua irmãzinha Aninha. Ele nos apresenta outros parentes que não moram com ele, mas sempre que podem se reúnem com muito carinho: seus avós, seus tios e primos. Marcelo repara que nem todas as famílias são iguais.  Às vezes... 💠... as crianças moram só com o pai; 💠... o avô ou a avó mora junto com os filhos; 💠 tem família que tem três filhos, o pai e a mãe. Como a família do Catapimba; 💠... o pai e a mãe são separados e a criança mora com a mãe ou com o pai; 💠... tem um priminho que mora com a família. Ah, o Marcelo ama quando a família está reunida. Ele ama quando seu pai conta histórias e gos

Resenha Literária do livro Atrás da Porta - Ruth Rocha

R͎e͎s͎e͎n͎h͎a͎ ͎L͎i͎t͎e͎r͎á͎r͎i͎a͎ 📚Livro: Atrás da porta ✍️ Escritora: Ruth Rocha 🎨 Ilustrador: Walter Ono 🖨️ Editora: Salamandra Hoje a nossa Biblioteca apresenta a resenha desse livro espetacular e cheio de mistério para a criançada. Escrito pela maravilhosa Ruth Rocha, "Atrás da porta" conta a história de um garoto chamado Pedrinho. Ele morava na antiga casa de sua avó Dona Carlotinha. Do lado da casa dele havia uma escola. Quando a sua avó estava viva ela morava nas duas casas, depois dividiram e doaram uma parte para a escola. Pedrinho gostava muito da sua avó e amava brincar no quarto que tinha sido dela. Ela contava lindas histórias para ele, brincava de teatro, de amarelinha, tocava violão... Um dia ele descobriu uma porta secreta nesse quarto. Pegou uma vela e mesmo com medo foi descobrir o que tinha atrás dessa porta misteriosa. O coração dele começou a bater forte, ele viu algo mágico, surpreendente. No dia seguinte contou para seu amigo João, que contou para a