Pular para o conteúdo principal

📚📖✍️Resenha Literária do Livro "ACREDITE"✍️📖📚

📚📖✍️Resenha Literária✍️📖📚

📙Livro: #Acredite
✍️Autora: Eliane Quintella @eliane.quintella
📖Gênero: Romance Infantojuvenil
🔖Páginas: 144
⭐Nota: 5/5

📝"_Tudo o que você aguentou e ainda tem esse brilho forte no olhar. [•••] Você deve estar ainda mais forte do que antes."

📙#Acredite é um romance Infantojuvenil bastante atual, narrado em 1a pessoa pela personagem principal, Pâmela.

👩 Já comecei a gostar do livro pelo nome da personagem, pois é o nome de uma aluna minha. Uma aluna bastante dedicada...

Bom... Pâmela nos conta a sua história de amor, ela enfatiza que é uma história sobre ACREDITAR!

🗒️O enredo gira em torno de dois povos mágicos:

🧙‍♂️ Os Braites ➡️São considerados pertencentes a uma classe "superior". Tinham poderes maiores que os Lalulis, dominavam o elemento ar, podendo flutuar... Vivem num mundo leve, sem dor... São lindos, coloridos e alegres.

🧙 Os Lalulis ➡️ São considerados inferiores, que vivem num mundo sem floreios, sem cores. Só faziam mágicas simples e não podiam flutuar e voar.

🗯️Logo, percebemos uma discriminação, uma divisão de povos com diferenças estabelecidas. Eliane Quintella aborda a questão do preconceito, desigualdade, enfim, intolerâncias que permeiam não só este romance, mas a nossa sociedade.

💏 Pâmela (Braite) e Raul (Laluli) acabam se apaixonando. De início ela não queria admitir, queria enganar seu próprio coração, mas não conseguiu mentir para si mesma.

🗣️ Dizia a tradição que se Braites e Lalulis ficassem juntos, os Braites perderiam as forças.

Pâmela e Raul enfrentaram esse rótulo, sabiam que "o amor faria tudo valer a pena".

🏳️Mas não foi tão fácil assim! Pâmela enfrentou muitas batalhas, mais do que lutar pelo seu grande amor, ela quis quebrar essas regras e desafiar a história. A força da história está em acreditar ou não. Para Pâmela, cada vida tem o seu valor! E ela acreditou que poderiam ser um único povo novamente! Muito resiliente, ela entendia que nem tudo era um mar de rosas: "Os músculos não são esculpidos se ficarmos deitados no sofá."

"Há diferença apenas entre aqueles que acreditam que podem e aqueles que não acreditam."
🔎Será que ela conseguiu quebrar as regras?
🔎Como a população reagiu quando esses jovens decidiram enfrentar essas proibições?
🔎O que será que eles enfrentaram em nome do amor?
🔎O que aconteceu com os Braites e os Lalulis?


📖📝No decorrer da leitura, você vai encontrar respostas para essas e outras questões. Apesar de encontrarmos pitadas de fantasia, podemos relacionar com a nossa sociedade, buscando a transformação que começa em nós mesmos. Buscando acreditar, amar, perdoar e entender que o sofrimento faz parte da vida, pois é por meio dele que ficamos mais fortes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Amizade não tem idade, e nesse livro vamos perceber bem.  Em Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, vamos conhecer esse garoto de 4 nomes, o Guilherme. Ele morava ao lado de um asilo de idosos e sempre  ia lá conversar com seus amigos. Ele era amigo de todos, aprendia muito com eles, mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro. Sabe por quê? Kkk Certo dia, ele soube que ela tinha perdido a memória. Guilherme não sabia o que era memória. Então, ele saiu perguntando às pessoas, eis as respostas: 📝 É algo quente; 📝 É algo antigo; 📝 É algo que o faz chorar; 📝 É algo que o faz rir; 📝 É algo que vale ouro. Agora ele já sabia. Não teve demora: pegou uma cesta e colocou umas conchas antigas, uma marionete bem engraçada, a medalha que tinha sido de seu avô, sua bola de futebol que valia ouro e um ovo bem quentinho.  Levou tudo para Dona Antônia. Algo surpreendente aconteceu! sabe o que foi? Ah, vem de...

Resenha Literária do livro Atrás da Porta - Ruth Rocha

R͎e͎s͎e͎n͎h͎a͎ ͎L͎i͎t͎e͎r͎á͎r͎i͎a͎ 📚Livro: Atrás da porta ✍️ Escritora: Ruth Rocha 🎨 Ilustrador: Walter Ono 🖨️ Editora: Salamandra Hoje a nossa Biblioteca apresenta a resenha desse livro espetacular e cheio de mistério para a criançada. Escrito pela maravilhosa Ruth Rocha, "Atrás da porta" conta a história de um garoto chamado Pedrinho. Ele morava na antiga casa de sua avó Dona Carlotinha. Do lado da casa dele havia uma escola. Quando a sua avó estava viva ela morava nas duas casas, depois dividiram e doaram uma parte para a escola. Pedrinho gostava muito da sua avó e amava brincar no quarto que tinha sido dela. Ela contava lindas histórias para ele, brincava de teatro, de amarelinha, tocava violão... Um dia ele descobriu uma porta secreta nesse quarto. Pegou uma vela e mesmo com medo foi descobrir o que tinha atrás dessa porta misteriosa. O coração dele começou a bater forte, ele viu algo mágico, surpreendente. No dia seguinte contou para seu amigo João, que contou para a...

Resenha Literária do Livro "O Tupi que você fala"

📚 RESENHA LITERÁRIA📚 📘𝐎 𝐓𝐮𝐩𝐢 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐨𝐜ê 𝐟𝐚𝐥𝐚 📝 @claudiofragata 🎨@negroatelie 🖨️ @globolivros SP|2018|32 p| "Você já falava Tupi e não percebia, mesmo falando todo dia." Este é um dos livros que recebi pelo @itausocial. Considerei a escolha que fizeram para este ano, bastante necessária. Não tive demora e já levei para a minha sala de aula e explorei junto aos meus alunos do 4° ano do EF. A Cultura Indígena precisa ser vivenciada na sala de aula e tal vivência vai muito além de datas comemorativas. A escola é um dos principais espaços para refletirmos sobre a "interculturalidade", buscando uma valorização dos vários grupos existentes no Brasil. Sabemos que é um desafio quando nos referimos à Lei 11.645/08 que trata da inclusão do ensino da temática "História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica". Não recebemos formações iniciais e continuadas. Não quero ge...