Pular para o conteúdo principal

Resenha Literária do Livro "Extraordinário"

Dessa vez farei uma resenha bem próxima de um resumo mesmo, afinal, eu amei ler este livro... ❤️

❤️❤️❤️Resenha Literária ❤️❤️❤️

📘Livro: Extraordinário
👩Autora: R.J. Palacio
📚Editora: @intrinseca
🗓️Ano: 2014
🔖208 páginas
🎞️Adaptação para o cinema em 2017.

"Quando tiver de escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

Li este livro em maio, foi a minha 1a leitura  a partir do momento em que criei o IG. Extraordinário faz jus ao título, de fato é um livro extraordinário.
📑A obra é dividida em 8 partes. Cada parte é narrada por um personagem, o que  nos ajuda a entender o enredo por diversos ângulos.
👦O personagem principal é August, carinhosamente chamado de Auggie. Ele tem 10 anos e tem uma linda família. Ele não teve oportunidade de estudar, até então, pois desde que nasceu enfrentou 27 cirurgias. Nossa! Imagine... Ele nasceu com Disostose Bucomaxilofacial, uma síndrome rara, também conhecida como Treacher-Collins, que afeta a formação do rosto. Os médicos não acreditavam que ele sobreviveria. O que chamou minha atenção foi a fé da enfermeira ao afirmar:

🏆"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo".

🏫Assim, Auggie foi crescendo e sua mãe dava aula para ele em casa, mas ao completar 10 anos, seus pais resolveram, depois de muita hesitação, matriculá-lo na escola. Em momento algum seus pais o obrigaram, porém Auggie estava um pouco receoso. Mesmo assim, ele foi conhecer a escola. Conheceu alguns colegas, funcionários, e já nesse primeiro dia enfrentou algumas situações desagradáveis.
😍Durante as aulas no 5° ano, Auggie fez amizade com Jack Will e com Summer, uma menina bastante simpática. Ele era uma ótimo aluno, aprendia com muita facilidade. O tempo foi passando e Auggie não se sentia confortável diante de alguns colegas: "Evitavam esbarrar em mim a qualquer custo".
🙏A 2a parte é narrada por Via, a irmã de Auggie. Ela sempre foi uma menina amorosa com o irmão, nunca teve vergonha. Durante a narrativa, ela detalha com bastante precisão as características do rosto do irmão. "Essas coisas são consideradas milagres".
A 3a parte é narrada por Summer, a amiga de Auggie; A 4a parte, por Jack; A 5a parte, por Justin, o namorado da Via  Ele se sentiu acolhido pela família de Via, coisa que ele não sentia em casa; Na 6a parte, Auggie volta a narrar; Na 7a parte, quem narra é Miranda, amiga de Via, que tinha a mesma sensação de Justin. Na 8a e última parte, Auggie volta a narrar e nos enche de emoção. Muitas coisas aconteceram durante a história que não tem como não se sentir mais humano. Somos levados a repensar sobre as atitudes de gentileza, empatia, amizade, lealdade, família; refletimos sobre a questão do Bullying e como combatê-lo para que deixe de ganhar espaço. Junto com meus alunos, refletimos sobre o livro e foi muito gratificante.
Como será que Auggie enfrentou o Bullying? O que a escola fez para ajudar Auggie? Será que ele concluiu o 5° ano? Como se deu o combate ao Bullying? Como os professores de Auggie agiram frente a toda situação? Vem participar do sorteio e ter a chance de ler esta obra tão maravilhosa!

#ResenhaExtraordinário #ResenhaLiterária #Gentileza #Família #Empatia #Amizade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Amizade não tem idade, e nesse livro vamos perceber bem.  Em Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, vamos conhecer esse garoto de 4 nomes, o Guilherme. Ele morava ao lado de um asilo de idosos e sempre  ia lá conversar com seus amigos. Ele era amigo de todos, aprendia muito com eles, mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro. Sabe por quê? Kkk Certo dia, ele soube que ela tinha perdido a memória. Guilherme não sabia o que era memória. Então, ele saiu perguntando às pessoas, eis as respostas: 📝 É algo quente; 📝 É algo antigo; 📝 É algo que o faz chorar; 📝 É algo que o faz rir; 📝 É algo que vale ouro. Agora ele já sabia. Não teve demora: pegou uma cesta e colocou umas conchas antigas, uma marionete bem engraçada, a medalha que tinha sido de seu avô, sua bola de futebol que valia ouro e um ovo bem quentinho.  Levou tudo para Dona Antônia. Algo surpreendente aconteceu! sabe o que foi? Ah, vem de...

Resenha Literária "O menino que aprendeu a ler".

❤️Resenha Literária ❤️ #ResenhadoPorShamara 📚Livro: O Menino que aprendeu a ler 🖨️ Editora: Scortecci ✍️ Escritora: Joana Carvalho 🎨 Ilustradora: Ana Caroline Mota ➡️2019 24 páginas Você lembra de quando iniciou no mundo da leitura? A resenha de hoje é sobre Marcos, i menino que aprendeu a ler. Escrito por Joana Carvalho, o livro é ideal para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é um recurso para inserir os alunos no mundo das letras. Também é recomendado para vocês, pais, como forma de incentivo para seus filhos. Marcos é um garotinho do 2° ano do Ensino Fundamental. Ele tinha um grande sonho: aprender a ler! O garoto via as palavras como monstros e decidiu enfrentá-los naquele ano. A professora de Marcos era ótima né sempre lia contos para os alunos no início das aulas. Um dia, ela levou uma caixa cheia de livros para a sala e disse que cada aluno iria levar um para ler em casa. Marcos escolheu o livro mais colorido e bonito. Foi para...

Resenha Literária do Livro "O Tupi que você fala"

📚 RESENHA LITERÁRIA📚 📘𝐎 𝐓𝐮𝐩𝐢 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐨𝐜ê 𝐟𝐚𝐥𝐚 📝 @claudiofragata 🎨@negroatelie 🖨️ @globolivros SP|2018|32 p| "Você já falava Tupi e não percebia, mesmo falando todo dia." Este é um dos livros que recebi pelo @itausocial. Considerei a escolha que fizeram para este ano, bastante necessária. Não tive demora e já levei para a minha sala de aula e explorei junto aos meus alunos do 4° ano do EF. A Cultura Indígena precisa ser vivenciada na sala de aula e tal vivência vai muito além de datas comemorativas. A escola é um dos principais espaços para refletirmos sobre a "interculturalidade", buscando uma valorização dos vários grupos existentes no Brasil. Sabemos que é um desafio quando nos referimos à Lei 11.645/08 que trata da inclusão do ensino da temática "História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica". Não recebemos formações iniciais e continuadas. Não quero ge...