Pular para o conteúdo principal

Resenha Literária do Livro TREZE de FML Pepper



Livro: Treze

Autor: FML Pepper

Páginas: 406

Editora: Galera Record

Nota: 5/5




O livro Treze é uma das histórias mais inteligentes que li na vida. O enredo gira em torno de dois grandes personagens: Rebeca e Karl. Os primeiros capítulos narram episódios de dois anos atrás.
Li 47 capítulos em poucos dias e no decorrer da leitura fui tentando encontrar respostas, era como se eu estivesse dentro da história e vivendo um pouco de cada personagem ali.
O foco narrativo acontece em 1ª pessoa e de forma intercalada, ora por Rebeca, ora por Karl. É fantástico, pois assim, passamos a visualizar a história por vários ângulos. A nossa imaginação vai ganhado espaço, a nossa memória vai sendo fortalecida e a nossa curiosidade só aumenta durante os capítulos alternados. 

Treze é um misto de suspense, romance, reviravolta e ensinamentos. A criação ficcional de FML Pepper nos leva a refletir sobre a nossa própria realidade.

Rebeca tinha uma vida comum na infância: família bem estruturada, feliz, amorosa... Quando seu pai, um policial exemplar, foi vítima de uma injustiça e acabou morrendo. A sua mãe, Isra, era ladra. Cresceu entre criminosos na Turquia. Veio para o Brasil e conheceu o pai de Rebeca e deixou a vida do crime. Porém, após a morte de seu marido, passa por dificuldade, se envolve com pessoas erradas e ainda leva a sua filha Rebeca para a bandidagem.







Em outro âmbito, encontramos Karl Anderson, um forte lutador, cheio de amigos e mulheres que o admiravam. Em uma luta decisiva, ele vence e é endeusado por todos, porém, acabou perdendo a sua namorada para outro. Diante do fracasso inaceitável, saiu “pilotando como um suicida” e acabou sofrendo um grave acidente que o deixou em coma por 4 meses. Ao acordar, não existia, amigos, nem mulheres, apenas a sua família. A consequência desse ato foi a formação de um coágulo inoperante. Desde então, Karl prometeu que não lutaria mais, muito menos se envolveria com nenhuma mulher. 


Enquanto isso, na véspera de um grande crime, Rebeca encontra uma cartomante (sem querer) e ela começa revelar segredos e pensamentos de Rebeca e deixa claro:





Rebeca, cética como sempre, não dá a mínima. Aqui entendemos o título da obra: entre muitas coisas que a cartomante afirma sobre seu futuro é que o seu namorado de número 13 seria o grande amor da vida de Rebeca.

Rebeca e sua mãe se dão mal em um dos golpes. Sua mãe foi presa e Rebeca teve a oportunidade de mudar de vida. Recebeu uma proposta da polícia para os ajudar, e assim, teve a sua liberdade. Ela se mudou para Minas Gerais, ingressou num novo curso.

Ela percebe que todas as previsões da cartomante estavam se concretizando, então começa a perceber o amor e começa a ter uma nova visão de vida, diferente dos ensinamentos de sua mãe. A sua mãe dizia que o amor não existe. No fundo, Rebeca queria mudar de vida e ter um futuro melhor.



Então, chega o momento dos protagonistas se encontrarem! 


Muito do que a Madame Nadeje falou aconteceu, mas nem tudo foi tão simples. Rebeca estava esperando que a última profecia acontecesse. De acordo com suas contas, ela já sabia quem seria o 13º namorado. Porém, nem tudo é tão fácil assim! A história é uma incrível caixa de surpresas!






FML Pepper oportunizou aos leitores grandes reflexões sobre a vida, sobre a fé, sobre o amor.

Cada personagem trouxe um pouco de ensinamento. Com eles aprendemos sobre a importância de amar as pessoas, o poder da gratidão, da fé e o reconhecimento do amor de Deus. Refletimos sobre a vida e a importância de viver um dia de cada vez, valorizando cada segundo, cada minuto e hora. Reflexões sobre a família, amizade...





Encontre o livro na Amazon: Clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Amizade não tem idade, e nesse livro vamos perceber bem.  Em Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, vamos conhecer esse garoto de 4 nomes, o Guilherme. Ele morava ao lado de um asilo de idosos e sempre  ia lá conversar com seus amigos. Ele era amigo de todos, aprendia muito com eles, mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro. Sabe por quê? Kkk Certo dia, ele soube que ela tinha perdido a memória. Guilherme não sabia o que era memória. Então, ele saiu perguntando às pessoas, eis as respostas: 📝 É algo quente; 📝 É algo antigo; 📝 É algo que o faz chorar; 📝 É algo que o faz rir; 📝 É algo que vale ouro. Agora ele já sabia. Não teve demora: pegou uma cesta e colocou umas conchas antigas, uma marionete bem engraçada, a medalha que tinha sido de seu avô, sua bola de futebol que valia ouro e um ovo bem quentinho.  Levou tudo para Dona Antônia. Algo surpreendente aconteceu! sabe o que foi? Ah, vem de...

Resenha Literária do livro Atrás da Porta - Ruth Rocha

R͎e͎s͎e͎n͎h͎a͎ ͎L͎i͎t͎e͎r͎á͎r͎i͎a͎ 📚Livro: Atrás da porta ✍️ Escritora: Ruth Rocha 🎨 Ilustrador: Walter Ono 🖨️ Editora: Salamandra Hoje a nossa Biblioteca apresenta a resenha desse livro espetacular e cheio de mistério para a criançada. Escrito pela maravilhosa Ruth Rocha, "Atrás da porta" conta a história de um garoto chamado Pedrinho. Ele morava na antiga casa de sua avó Dona Carlotinha. Do lado da casa dele havia uma escola. Quando a sua avó estava viva ela morava nas duas casas, depois dividiram e doaram uma parte para a escola. Pedrinho gostava muito da sua avó e amava brincar no quarto que tinha sido dela. Ela contava lindas histórias para ele, brincava de teatro, de amarelinha, tocava violão... Um dia ele descobriu uma porta secreta nesse quarto. Pegou uma vela e mesmo com medo foi descobrir o que tinha atrás dessa porta misteriosa. O coração dele começou a bater forte, ele viu algo mágico, surpreendente. No dia seguinte contou para seu amigo João, que contou para a...

Resenha Literária do Livro "O Tupi que você fala"

📚 RESENHA LITERÁRIA📚 📘𝐎 𝐓𝐮𝐩𝐢 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐨𝐜ê 𝐟𝐚𝐥𝐚 📝 @claudiofragata 🎨@negroatelie 🖨️ @globolivros SP|2018|32 p| "Você já falava Tupi e não percebia, mesmo falando todo dia." Este é um dos livros que recebi pelo @itausocial. Considerei a escolha que fizeram para este ano, bastante necessária. Não tive demora e já levei para a minha sala de aula e explorei junto aos meus alunos do 4° ano do EF. A Cultura Indígena precisa ser vivenciada na sala de aula e tal vivência vai muito além de datas comemorativas. A escola é um dos principais espaços para refletirmos sobre a "interculturalidade", buscando uma valorização dos vários grupos existentes no Brasil. Sabemos que é um desafio quando nos referimos à Lei 11.645/08 que trata da inclusão do ensino da temática "História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica". Não recebemos formações iniciais e continuadas. Não quero ge...