Resenha Literária
Livro: O Despertar de um amor
Escritora: Cleia Lira
Ano: 2017
61 páginas
Nota: 5/5
"Não se preocupe em parecer forte. As aparências enganam! No final, os mais fortes são aqueles que sobrevivem."
O Despertar de um amor é o 1º conto publicado pela Cleia Lira na Amazon, o que fortaleceu, ainda mais, o seu talento para escrever contos. O conto tem como pano de fundo, a Ditadura Militar e nos apresenta um recorte da luta que as mulheres enfrentaram naquela época.
A escritora demonstrou muita dedicação à obra, pois realizou pesquisas e foi bastante clara. A história é curta, mas tem grandes ensinamentos. Deitei para ler um pouco do conto e quando vi estava debruçada sem querer largar.
Narrado em 1ª pessoa, vamos conhecer a história de vida de Carolina Bittencourt. Tudo começa quando Júlia, a neta de Carol, precisa fazer um trabalho escolar que consiste em contar a história de vida de alguém muito admirável. Júlia escolheu a sua avó. Olhem que mimo, o conto é uma conversa entre avó e neta. Quem gosta de ouvir as histórias das avós? Ah, eu amo!
Assim, Carol começa o relato de sua longa história. Ela se entregou completamente ao relato, inclusive houve partes que nem o seu marido Luiz sabia.
Carol nasceu em São Paulo. Aos 18 anos foi estudar Letras na USP. O seu pai não concordava em uma mulher fazer faculdade e só permitiu porque a filha de um amigo iria dividir o quarto com Carol. Ao chegar na USP em 1971, estava acontecendo muitos movimentos contra a Ditadura Militar. Os jovens eram questionadores e criaram até um jornal que fez aliança com o Partido Comunista. Ela começou a participar das reuniões e acabou conhecendo Daniel, rapaz que chamou muito a sua atenção. Ela começou a distribuir folhetos e durante essa tarefa, ela e Daniel acabaram se apaixonando.
Porém, nem tudo é um mar de rosas... Na última noite de novembro de 1971, houve uma reviravolta na vida de Carol. Os militares invadiram o seu quarto e a levaram presa. Eles queriam que ela revelasse quem estava por trás do partido. Ela foi torturada, passou fome, sede, foi agredida com chutes e socos na barriga, amarrada em pau de arara e recebia choques elétricos, além da constante violência psicológica. Toda essa maldade resultou num aborto. Imagine... Ela nem sabia que estava grávida.
Após a recuperação (física) do aborto, ela foi transferida para a o Presídio Tiradentes, onde conheceu Rita, uma mulher muito sábia que a consolava. As torturas foram diminuindo, mas continuavam intensas. Por fim, ela foi libertada por insuficiências de provas.
Quando ela voltou para casa, ainda na moradia da USP, suas coisas estavam encaixotadas, todos pensavam que ela havia morrido. Ela descobriu que Daniel tinha sido preso. O seu mundo desabou mais uma vez! Ela desiste da faculdade e volta para casa de seus pais...
Assim, Carol termina o relato para a sua neta. Júlia fica insatisfeita e sabem por que, não é? O que será que aconteceu com Daniel após a prisão?
Júlia fala: “Ele era o amor da sua vida...”
De tanto Júlia insistir, Carol termina a última parte de sua história, a que mudou sua vida para sempre!
Qual será o desfecho dessa história? Ah, vem ler comigo e descobrir.
Cleia Lira revela verdades na hora certa. O seu conto é muito inteligente, uma verdadeira aula de História. Todos deveriam ler essa crítica social... Além de uma história de amor, é uma história de LUTA e SOBREVIVÊNCIA!
O conto foi baseado em fatos reais e é fruto de muitas pesquisas e dedicação da escritora. Ela buscou mostrar a luta das mulheres e reforçar, que até hoje, somos fortes e guerreiras...
Visite a loja da Cleia Lira e encontre esse e outros livros:Loja da Escritora Cleia Lira
Comentários
Postar um comentário