⠀⠀
Livro: Estado de Poesia
Autor: Virgilio Magalde
Rio de Janeiro | 2017
Nota: 5 ⭐
⠀⠀
“Tenho um coração
Que embora passe por poucas e boas
Está sempre preparado para amar”
⠀⠀
Estado de Poesia é o 1º livro publicado por Virgilio Magalde de Azevedo. O título nos convida, de certa forma, a viver a poesia em vários momentos de nossa vida. Esses momentos são divididos pelo autor, da seguinte maneira:
⠀⠀
• Estado de Separação;
• Estado de Liberdade;
• Estado de Amor.
⠀
No 1º tópico, “Estado de Separação- Você partiu...” encontramos poemas que falam da distância entre as pessoas, com reflexões sobre momentos em que precisamos nos reencontrar, nos permitir, nos ouvir... Refletimos sobre a necessidade de seguir em frente. Apesar da solidão, o autor nos ensina a valorizar tudo a nossa volta, pois assim como o sol, podemos brilhar, embora sozinhos. No decorrer dos poemas, percebemos que todas as pessoas que passam por nossa vida nos ensinam algo. E que é preciso diálogo para o esclarecimento, para o perdão, afinal não somos perfeitos.
⠀
No 2º tópico “Estado de Liberdade – Eu sou...”, Virgílio nos convida a nos conhecermos a fundo, nos aceitando cada vez mais. Conhecer a si mesmo é fundamental para que possamos amar alguém.
⠀⠀
“Eu só queria mudar
Fazer diferente
Então me despi
De tudo e de todos
E procurei o meu caminho”
⠀⠀
Assim, filtramos nossos pensamentos, nossas ações, o que é preciso para esquecermos o que é pesado demais para se carregar. Vamos nos perdoando, nos permitindo e nos amando.
⠀⠀
“Posso não ser tudo que espera, mas no momento sou o que me permito ser.”
⠀⠀
Por fim, no último tópico “Estado de Amor – Você chegou...”, esquecendo o passado, nos aceitando como somos, chega a hora de viver um amor. Um amor verdadeiro... Não estamos falando de metades que se completam, mas de pessoas inteiras que se aceitam. Ambas cheias de imperfeições, mas com muito a dividir, compartilhar, aprender, apreender e reaprender. O importante é que possamos respeitar o outro para também ser respeitado e compreendido.
O livro Estado de Poesia faz quem gosta de poesia gostar mais ainda e quem não é muito fã do gênero também passa a apreciar, pois ele se aproxima muito da nossa realidade.
A poesia está em tudo, basta termos olhos sensíveis à descoberta.
Convido-os a apreciar a obra que está disponível em e-book, além do livro físico. Você também tem a oportunidade de acompanharem o instagram do escritor e encontrarem muitos vídeos com as declamações dessa e de outras obras.
⠀
#ResenhadoPorShamara
#Poema
#Quarentena
Comentários
Postar um comentário