Tecelã do tempo... Histórias de uma vida|Zezinha Lins|Scortecci e Casa da Poesia|112 páginas| 2017| [5/5 🌟]
O livro "Tecelã do tempo... Histórias de uma vida" é marcado pelas memórias literárias de Zezinha Lins. A obra traz contornos biográficos apresentados entre versos livres e uma prosa bem estruturada, permeada pela leveza das palavras e despertando grandes emoções no leitor.
A apresentação da obra traz aquele clima convidativo e notamos o cuidado da escritora neste primeiro contato, principalmente quando ela dedica um amor maternal à obra: "Como se fosse mais um filho, arranco delicadamente, das minhas entranhas cada vocábulo".
Entre prosas e versos o livro ganha vida. A escritora, enquanto narradora-personagem nos leva a conhecer mais sobre a sua trajetória.
A autora dá ênfase a Glória do Goitá/PE, lugar em que nasceu e foi criada. "A cidade é feita de gente, cada um com sua história, porém, as histórias de entrelaçam. Assim, em alguns momentos somos 'nós', outros apenas 'eu'. "
Ela nos leva a sua infância lá na década de 60, época em que a cidade era pura calmaria. A poesia era construída todos os dias.
Seu pai tocava sanfona e todos se alegravam com aquele som e nem se importavam com a ausência de TV ou outros equipamentos tecnológicos.
Seu pai tocava sanfona e todos se alegravam com aquele som e nem se importavam com a ausência de TV ou outros equipamentos tecnológicos.
O que mais chamou minha atenção foi a importância da escola para a formação da leitora menina que hoje é escritora mulher. Ela vivia rodeada de livros na escola e também frequentava a biblioteca municipal, local onde degustou toda a Literatura Infantil.
Reforcei mais ainda a ideia de que enquanto professores devemos ser mediadores da leitura e despertar mais ainda a paixão literária em nossos alunos.
Reforcei mais ainda a ideia de que enquanto professores devemos ser mediadores da leitura e despertar mais ainda a paixão literária em nossos alunos.
Por meio de um exercício memorialístico, a escritora dá vozes as outras personagens, como seus avós, seus pais, tios, e inclusive, personagens populares.
Ela contou sobre a história de suas tias e conhecer Merenice, por meio dessas linhas, fez com que eu acreditasse mais ainda na força da mulher. Foi uma das partes mais impactantes do livro.
Zezinha Lins cresceu e mesmo não estando preparada, casou e constituiu uma linda família, cultivando 5 belas flores.
Ela tinha um grande sonho adormecido, queria ser professora. Concluiu o Magistério e começou a trabalhar. Como amante das Letras, caminhou pela universidade e tornou-se escritora.
Zezinha Lins conclui o livro com uma linha do tempo "De menina a mulher" e traça um diálogo cheio de aprendizagens!
Este livro entrou para a lista dos meus preferidos e me fez refletir que não é preciso que sigamos um padrão em linha reta para atingirmos nossos sonhos. Estamos em construção e as peças sempre se encaixam no final.
Querida, sua resenha ficou incrível! Ver o meu livro descrito dessa forma me deixa muito feliz! Obrigada pelo carinho. Beijos literários!!!
ResponderExcluirQue bom que a senhora gostou. A nossa cidade é feliz por você eternizá-la em suas obras.
Excluir