Pular para o conteúdo principal

🌷☕Resenha Literária do livro "Tecelã do Tempo... Histórias de uma vida" de Zezinha Lins.☕🌷



Tecelã do tempo... Histórias de uma vida|Zezinha Lins|Scortecci e Casa da Poesia|112 páginas| 2017| [5/5 🌟]

O livro "Tecelã do tempo... Histórias de uma vida" é marcado pelas memórias literárias de Zezinha Lins. A obra traz contornos biográficos apresentados entre versos livres e uma prosa bem estruturada, permeada pela leveza das palavras e despertando grandes emoções no leitor.
A apresentação da obra traz aquele clima convidativo e notamos o cuidado da escritora neste primeiro contato, principalmente quando ela dedica um amor maternal à obra: "Como se fosse mais  um filho, arranco delicadamente, das minhas entranhas cada vocábulo".
Entre prosas e versos o livro ganha vida. A escritora, enquanto narradora-personagem nos leva a conhecer mais sobre a sua trajetória. 

A autora dá ênfase a Glória do Goitá/PE, lugar em que nasceu e foi criada. "A cidade é feita de gente, cada um com sua história, porém, as histórias de entrelaçam. Assim, em alguns momentos somos 'nós', outros apenas 'eu'. "

Ela nos leva a sua infância lá na década de 60, época em que a cidade era pura calmaria. A poesia era construída todos os dias.
Seu pai tocava sanfona e todos se alegravam com aquele som e nem se importavam com a ausência de TV ou outros equipamentos tecnológicos.

O que mais chamou minha atenção foi a importância da escola para a formação da leitora  menina que hoje é escritora mulher. Ela vivia rodeada de livros na escola e também frequentava a biblioteca municipal, local onde degustou toda a Literatura Infantil.
Reforcei mais ainda a ideia de que enquanto professores devemos ser mediadores da leitura e despertar mais ainda a paixão literária em nossos alunos. 
Por meio de um exercício memorialístico, a escritora dá vozes as outras personagens, como seus avós, seus pais, tios, e inclusive, personagens populares.

Ela contou sobre a história de suas tias e conhecer Merenice, por meio dessas linhas, fez com que eu acreditasse mais ainda na força da mulher. Foi uma das partes mais impactantes do livro.
Zezinha Lins cresceu e mesmo não estando preparada, casou e constituiu uma linda família, cultivando 5 belas flores.

Ela tinha um grande sonho adormecido, queria ser professora. Concluiu o Magistério e começou a trabalhar. Como amante das Letras, caminhou pela universidade e tornou-se escritora. 
Zezinha Lins conclui o livro com uma linha do tempo "De menina a mulher" e traça um diálogo cheio de aprendizagens!

Este livro entrou para a lista dos meus preferidos e me fez refletir que não é preciso que sigamos um padrão em linha reta para atingirmos nossos sonhos. Estamos em construção e as peças sempre se encaixam no final.

Comentários

  1. Querida, sua resenha ficou incrível! Ver o meu livro descrito dessa forma me deixa muito feliz! Obrigada pelo carinho. Beijos literários!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a senhora gostou. A nossa cidade é feliz por você eternizá-la em suas obras.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Amizade não tem idade, e nesse livro vamos perceber bem.  Em Guilherme Augusto Araújo Fernandes, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas, vamos conhecer esse garoto de 4 nomes, o Guilherme. Ele morava ao lado de um asilo de idosos e sempre  ia lá conversar com seus amigos. Ele era amigo de todos, aprendia muito com eles, mas a pessoa que ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro. Sabe por quê? Kkk Certo dia, ele soube que ela tinha perdido a memória. Guilherme não sabia o que era memória. Então, ele saiu perguntando às pessoas, eis as respostas: 📝 É algo quente; 📝 É algo antigo; 📝 É algo que o faz chorar; 📝 É algo que o faz rir; 📝 É algo que vale ouro. Agora ele já sabia. Não teve demora: pegou uma cesta e colocou umas conchas antigas, uma marionete bem engraçada, a medalha que tinha sido de seu avô, sua bola de futebol que valia ouro e um ovo bem quentinho.  Levou tudo para Dona Antônia. Algo surpreendente aconteceu! sabe o que foi? Ah, vem de...

Resenha Literária do Livro "O Tupi que você fala"

📚 RESENHA LITERÁRIA📚 📘𝐎 𝐓𝐮𝐩𝐢 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐨𝐜ê 𝐟𝐚𝐥𝐚 📝 @claudiofragata 🎨@negroatelie 🖨️ @globolivros SP|2018|32 p| "Você já falava Tupi e não percebia, mesmo falando todo dia." Este é um dos livros que recebi pelo @itausocial. Considerei a escolha que fizeram para este ano, bastante necessária. Não tive demora e já levei para a minha sala de aula e explorei junto aos meus alunos do 4° ano do EF. A Cultura Indígena precisa ser vivenciada na sala de aula e tal vivência vai muito além de datas comemorativas. A escola é um dos principais espaços para refletirmos sobre a "interculturalidade", buscando uma valorização dos vários grupos existentes no Brasil. Sabemos que é um desafio quando nos referimos à Lei 11.645/08 que trata da inclusão do ensino da temática "História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica". Não recebemos formações iniciais e continuadas. Não quero ge...

Resenha Literária "O menino que aprendeu a ler".

❤️Resenha Literária ❤️ #ResenhadoPorShamara 📚Livro: O Menino que aprendeu a ler 🖨️ Editora: Scortecci ✍️ Escritora: Joana Carvalho 🎨 Ilustradora: Ana Caroline Mota ➡️2019 24 páginas Você lembra de quando iniciou no mundo da leitura? A resenha de hoje é sobre Marcos, i menino que aprendeu a ler. Escrito por Joana Carvalho, o livro é ideal para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é um recurso para inserir os alunos no mundo das letras. Também é recomendado para vocês, pais, como forma de incentivo para seus filhos. Marcos é um garotinho do 2° ano do Ensino Fundamental. Ele tinha um grande sonho: aprender a ler! O garoto via as palavras como monstros e decidiu enfrentá-los naquele ano. A professora de Marcos era ótima né sempre lia contos para os alunos no início das aulas. Um dia, ela levou uma caixa cheia de livros para a sala e disse que cada aluno iria levar um para ler em casa. Marcos escolheu o livro mais colorido e bonito. Foi para...