Faz um tempinho que passei por aqui, mas estou de volta e hoje falando do IDEB.
AVALIAÇÃO X IDEB
Shamara Paz
Estudante do 5º Período de Pedagogia
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresenta a média que a educação de determinado país atingiu.
Esta nota é obtida através de avaliações como: SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), Prova Brasil, Provinha Brasil, etc.
O cálculo é feito com base no número de alunos levando em consideração os alunos que repitaram ou desistiram.
O objetivo do IDEB é observar como anda a qualidade da educação básica.
A grande questão é:
SERÁ QUE EXISTE QUALIDADE NESTE PROCESSO?
Como sabemos o professor em seu processo de formação recebe orientações a respeito do procedimento de avaliação, como:
Durante a realização das avaliações do IDEB, praticamente todo o processo construído pelo professor é contrariado. Porque essas avaliações de larga escala não levam em considerações as aprendizagens diárias dos alunos.
As perguntas da prova são de assinalar, ou seja, com respostas prontas e acabadas.
Com isso, o alunos não tem oportunidade de expressar sua opinião.
Enfim, cria-se uma grande ilusão no processo educativo. E este fato não deveria existir, pois MEDIR atravpes de provas, não é uma proposta que traga a verdadeira qualidade para a educação brasileira, apenas quando encontra-se como um complemento a outros meios de avaliação.
Shamara Paz.
Esta nota é obtida através de avaliações como: SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), Prova Brasil, Provinha Brasil, etc.
O cálculo é feito com base no número de alunos levando em consideração os alunos que repitaram ou desistiram.
O objetivo do IDEB é observar como anda a qualidade da educação básica.
A grande questão é:
SERÁ QUE EXISTE QUALIDADE NESTE PROCESSO?
Como sabemos o professor em seu processo de formação recebe orientações a respeito do procedimento de avaliação, como:
- A avaliação deve ser constante;
- Avaliação não é o começo, nem o fim, mas faz parte de todo o processo educacional;
- Existem diversos instrumentos para avaliar o aluno, como trabalhos em grupo, comentários que os mesmos fazem durante as aulas e não somente a prova.
Durante a realização das avaliações do IDEB, praticamente todo o processo construído pelo professor é contrariado. Porque essas avaliações de larga escala não levam em considerações as aprendizagens diárias dos alunos.
As perguntas da prova são de assinalar, ou seja, com respostas prontas e acabadas.
Com isso, o alunos não tem oportunidade de expressar sua opinião.
Enfim, cria-se uma grande ilusão no processo educativo. E este fato não deveria existir, pois MEDIR atravpes de provas, não é uma proposta que traga a verdadeira qualidade para a educação brasileira, apenas quando encontra-se como um complemento a outros meios de avaliação.
Shamara Paz.
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